FLUPP - Fundação Lucia e Pelerson Penido

Facebook

PROGRAMA VIM

Valorizando uma infância melhor

O Programa VIM é baseado no estabelecimento de um grupo local formado por líderes e organizações públicas e da sociedade civil que desenvolve e implanta projetos em sua região.

VIM II (2015)

Em função da boa experiência com o Programa VIM I, a FLUPP decidiu replicá-lo em mais um grupo de municípios: Campos do Jordão, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

CONHEÇA OS 5 EIXOS DO PROGRAMA VIM

  • Formação de Educadores

    Tem o objetivo de instrumentalizar o corpo docente de forma a tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente. Em 2016 foram realizados 8 encontros de formação para os educadores das redes de 3 municípios participantes (Campos do Jordão Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí). Foram 11 turmas em formação continuada, com um total de 231 educadores. Já em 2017 os 5 municípios do Programa VIM II participaram dos 8 encontros de formação para os educadores, totalizando 616 educadores.

  • Apoio na Construção de Políticas Públicas para a Educação Infantil

    A fim de desenvolver uma gestão de qualidade que possa contribuir com a melhoria do ensino destinado a esta faixa etária, em 2016 foram formadas comissões de representantes para elaborar e/ou revisar as diretrizes da Educação Infantil em cada um dos municípios.

  • Apoio a Projetos de Infraestrutura Local

    Durante o triênio 2016-2018 a FLUPP promoverá ações com o intuito de incrementar, adaptar e adequar a infraestrutura destinada à Educação Infantil Municipal.

    Entre essas ações destacam-se:

    Aquisição de novos mobiliários para as escolas, em especial para o espaço multimídia; ampliação de espaços locais dedicados à infância; adequação de refeitórios; aquisição de bebedouros, aquisição de materiais sanitários; entre outras.

  • Formação de Lideranças Locais para Gestão e Elaboração de Projetos Comunitários

    Foram realizados em 2015 três Oficinas de Preparação para a Elaboração de Projetos Comunitários. Esses encontros também propiciaram a formação de Grupos Gestores Locais (GGLs) que estão liderando o processo em cada município.

    Durante o ano de 2016  foi realizada uma oficina de gestão sobre mobilização e engajamento para os municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Em Natividade da Serra e Redenção da Serra foi realizada uma oficina para aprofundar a discussão sobre o cenário atual da primeira infância e identificar os
    sonhos e a visão de futuro do município para as crianças de 0 a 5 anos.

    Em 2017 foram realizadas 2 oficinas abordando os temas do fortalecimento das iniciativas locais e da formação de redes.

  • Apoio a Projetos Comunitários

    Os projetos comunitários visam contribuir para a melhoria da Educação Infantil levando em conta as especificidades de cada município. Foram aprovados e assinados os Contratos de Convênio entre a FLUPP e os municípios de Campos do Jordão (Projeto: “Alimentação Saudável, crescer com sensibilidade, cidadania, capacidade e autonomia”) ,  de Santo Antônio do Pinhal (Projeto: “Sonhabore”) e de São Bento do Sapucaí (Projeto: “Baú de Infância”).

    Entre as principais atividades propostas estão a implantação de hortas nas escolas; oficinas sobre educação ambiental; oficinas sobre otimização pessoal e profissional; oficinas sobre alimentação saudável e nutrição; maior oferta de atividades e brinquedos às crianças.

Galeria de Fotos