FLUPP - Fundação Lucia e Pelerson Penido

Facebook

PROGRAMA VIM

Valorizando uma infância melhor

O Programa VIM é baseado no estabelecimento de um grupo local formado por líderes e organizações públicas e da sociedade civil que desenvolve e implanta projetos em sua região.

VIM I (2011 - 2014)

O objetivo do Programa VIM I é apoiar quatro cidades do Vale do Paraíba – Aparecida, Lagoinha, Roseira e Potim – nas suas necessidades para atender a população da primeira infância.

CONHEÇA OS 5 EIXOS DO PROGRAMA VIM

  • Formação de Educadores

    Tem o objetivo de instrumentalizar o corpo docente de forma a tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente. Foram abordados temas como a organização do espaço, do tempo e dos materiais no ambiente escolar. E também os conteúdos curriculares: linguagem oral e escrita, artes, matemática, brincadeira, música e movimento, natureza e sociedade, formação pessoal (cuidados, identidade, autonomia e independência), instrumentos do professor e modalidades organizativas e ainda instrumentos de avaliação.

  • Apoio na Construção de Políticas Públicas para a Educação Infantil

    Por meio de comissões formadas por representantes de diferentes funções na Secretaria de Educação, foram elaboradas diretrizes municipais para a Educação Infantil que contemplam as questões necessárias para desenvolver uma gestão de qualidade que possa contribuir com a melhoria do ensino destinado a esta faixa etária.

  • Apoio à Adequação da Infraestrutura Local

    Em Aparecida: construção do Espaço Alternativo Mundo Encantado Professora Neuza Aparecida Arneiro Nogueira da Silva que atende 200 crianças de 4 e 5 anos no contraturno escolar. Inaugurado em 5 de dezembro de 2013.

    Em Lagoinha: construção da nova sede da EMEIEF Arco-Íris que atende 150 crianças de 2 a 5 anos. Inaugurada em 28 de setembro de 2012.

    Em Potim: construção de um Centro Educacional que atenderá 150 crianças de 2 a 5 anos. Inaugurada em 03 de maio de 2018.

    Em Roseira: aquisição de terreno cedido à Prefeitura para construção de creche (que atende 100 crianças de 0 a 3 anos) em convênio com FDE. Inaugurada em 09 de abril de 2016.

  • Formação de Lideranças Locais para Gestão e Elaboração de Projetos Comunitários

    Foram realizados encontros que propiciaram a formação de Grupos Gestores Locais que lideraram o processo em cada município. Eles foram orientados no que tange a orçamentos, cronogramas, controles, prestação de contas, relatórios, estilos de liderança, sustentabilidade de projetos, formação de redes, entre outros.

  • Apoio a Projetos Comunitários

    Estes projetos têm como objetivo principal fortalecer o vínculo entre pais e filhos e estreitar o relacionamento entre escolas e comunidade; envolvendo inclusive outras instâncias municipais como a da Saúde, da Assistência Social e da Cultura.

    Entre as atividades propostas pelos Grupos Gestores Locais destacam-se:

    Oficina de Uniformes, Oficina de Paisagismo, Oficinas de Danças Regionais, Oficina de Contação de Histórias, Domingo dos Brinquedos, Domingo Radical, Varal Literário, Monitoramento do desenvolvimento infantil que inclui triagens auditivas e oftalmológicas, Grupo de Orientação para Gestantes, Encontros de Orientação para Pais, Dia do Piquenique em família, Festival de Filmes, entre outras.

Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba

O Seminário é um momento de compartilhar conhecimentos, ampliar horizontes e promover reflexões sobre a Educação Infantil; tanto em sua teoria como em sua prática.

1º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
A Complexidade do (que parece) Simples
17 de agosto de 2012

2º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
Desvelando o Potencial Criativo das Crianças
8 de novembro de 2013

3º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
Resgate da Alegria de Ensinar
12 de Setembro de 2014

4º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
O Sentido da Primeira Infância
A Primeira Infância com Sentido
2 de outubro de 2015

5º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
O Infantil é Fundamental
16 de setembro de 2016

6º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba
O Infantil é Fundamental
01 de setembro de 2017

Prêmio FLUPP de Educação

É uma iniciativa que visa identificar e valorizar profissionais da Rede Pública de Educação. Está aberto exclusivamente a participantes da formação promovida pela FLUPP no âmbito do Programa VIM – Valorizando uma Infância Melhor. Os prêmios tem sido viagens culturais.

Prêmio FLUPP de Educação 2012                                                          Viagem cultural ao Rio de Janeiro

Prêmio FLUPP de Educação 2013                                                        Viagem cultural a Belo Horizonte (com especial visita ao Museu de Arte Contemporânea Inhotim)

Prêmio FLUPP de Educação 2014                                                        Viagem cultural a São Paulo

Prêmio FLUPP de Educação 2015                                                        Viagem cultural ao Rio de Janeiro

Prêmio FLUPP de Educação 2016                                                        Viagem cultural ao Rio de Janeiro

Prêmio FLUPP de Educação 2017                                                        Viagem cultural a São Paulo

SISTEMATIZAÇÃO

A sistematização implica em selecionar e organizar informações, estabelecer relações, construir sínteses e interpretar os processos vivenciados.
Através dela, a FLUPP pode aperfeiçoar os projetos do Programa VIM.

Ainda, o objetivo da sistematização é disponibilizar o Programa para os outros. A ideia é que, através do documento, o Programa seja útil para outras pessoas e que outros públicos tenham acesso. É uma atitude de maturidade e desprendimento.

AVALIAÇÃO

A Avaliação é um importante instrumento no planejamento estratégico e na tomada de decisão sobre a continuidade de um programa. Sendo assim, auxiliou-nos na compreensão do impacto do Programa VIM, pois evidenciou a eficácia do investimento feito. Além disso, contribuiu para que pudéssemos identificar potenciais melhorias e prioridades do mesmo. A Avaliação foi feita através Metodologia SROI – Social Return on Investment.