FLUPP - Fundação Lucia e Pelerson Penido

Facebook

PROGRAMA VEM

Foi criado como uma oportunidade de nos aproximarmos das outras fases da Educação Básica e colaborarmos para a melhoria do processo ensino–aprendizagem. Ele compreende ações no Ensino Fundamental, Ensino Médio (inclusive em escolas rurais) e Ensino Profissionalizante. Além disso, concede bolsas para cursos de Licenciaturas.

Projeto Parceiros da Educação

Em 2012, a FLUPP decidiu ampliar sua atuação na área da Educação, investindo também no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Essa nova linha de atuação ocorre por meio da Associação Parceiros da Educação.

Criada em 2006, a Parceiros da Educação é uma associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários/instituições e escolas da rede pública.

A parceria potencializa os investimentos públicos nas escolas, tornando-as mais eficientes e produtivas, com o objetivo de melhorar o aproveitamento escolar dos alunos.

Em função de já atuar na região, a FLUPP solicitou um levantamento de escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio no Vale do Paraíba interessadas em parceria.

Atualmente, sete escolas estão sendo apoiadas:

  • Campos do Jordão – EEEMPI Expedito Camargo
  • Pindamonhangaba – EEEMPI Ryoiti Yassuda
  • Roseira:
    • EMEIEF Profª Ana Barros Sernigoi
    • EMEF Profª Odila de Souza Oliveira
    • EMEIEF Prof Ernesto Marcondes Rangel
    • EMEIEF Padre Geraldo de Almeida Sampaio
    • EMEF Prof Joaquim de Campos

Como cada escola possui características específicas, um diagnóstico das necessidades de cada uma foi elaborado com a participação de seus gestores e professores.

A partir daí, foi criado um plano de ação considerando cinco vertentes:

  • Apoio pedagógico
  • Apoio à gestão
  • Integração comunidade-escola
  • Apoio à infraestrutura
  • Visitas culturais para alunos e professores

Galeria de Fotos

Projeto Colheita

Com o objetivo de incentivar o contínuo desenvolvimento das escolas que tiveram a parceria finalizada no Projeto Parceiros da Educação, a FLUPP criou o Projeto Colheita, promovendo uma pós-parceria baseada no apoio financeiro (por parte da FLUPP) e na apresentação dos indicadores de qualidade (responsabilidade e contrapartida das escolas).

Atualmente, apoiamos 2 escolas através do Projeto Colheita:

  • Guaratinguetá – EEM José Pereira Éboli
  • Lagoinha – EMEF Alceu Coelho

Projeto Melhores Cabeças

O Projeto Melhores Cabeças concede bolsas de estudo para incentivar bons alunos da rede pública do Vale do Paraíba a se tornarem professores estimulando-os a permanecer na região.

Anualmente, a FLUPP realiza processo seletivo com alunos de todas as 23 escolas da rede pública de Pindamonhangaba. O processo seletivo inclui uma pesquisa para descobrir se o aluno apresenta interesse na profissão de docência, análise das notas e frequência escolares dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, entrevista, redação e avaliação psicológica feita através de dinâmicas.

Hoje, 19 Educadores de Futuro já receberam bolsa de estudo integral para cursar Ciências Biológicas, Educação Física, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química na Universidade de Taubaté – UNITAU e no Instituto Federal de São Paulo em Campos do Jordão. 14 estão em graduação e 5 já se formaram!

Galeria de Fotos

Projeto Raiz

O Projeto Raiz é o braço da FLUPP no Estado do Mato Grosso. Foi criado com o intuito de promover a formação de professores nos municípios de Cocalinho e Querência. Nosso objetivo é discutir as particularidades das salas multisseriadas e a importância da permanência das escolas rurais dentro das comunidades. Queremos ainda, oferecer oportunidades profissionais para que os jovens permaneçam no campo.

Iniciamos nossas atividades nas seguintes escolas: Escola Municipal Professora Lucia Marcondes Penido e Escola Municipal de Educação Básica do Campo Coopercal. Oferecemos as formações aos professores e ajuda contínua em suas atividades, como por exemplo, a realização do planejamento de aula, além de auxílios pontuais, de acordo com as necessidades de cada Escola.

Galeria de Fotos